Paixão maior



A rádio é sem dúvida a minha paixão maior.
Ainda não tinha 14 anos quando entrei pela primeira vez no que seria depois uma das melhores rádios do Alentejo. Na altura chamava-se Emissor Regional de Elvas e era uma experiência inédita em Portugal. Estávamos em 1975 e rádios locais era algo de que ainda não se falava neste país.
Não sei do que estava à espera mas não era de um estúdio feito com mantas da tropa concerteza. Deram-me um texto sobre as Forças Armadas, (o que é que queriam em 1975 ainda por cima com um militar metido no grupo? ) um disco de música francesa e outro de música inglesa e disseram-me para ler como se estivesse em directo e apresentar as músicas. Acho que deve ter corrido muito mal mas a verdade é que fui ficando por lá, gravando e gravando e ouvindo o que gravava e corrigindo e tornando a gravar...
Depois comecei por apresentar uma música com outras pessoas, por ler uma notícia pequenina, por ler as dedicatórias dos discos pedidos, tudo feito de forma calma porque embora fossem todos amadores eram extremamante profissionais e tudo tinha que ser muito bem feito.
Já prestei uma justa homenagem a uma das pessoas que mais me marcou neste início e hoje quero recordar o que escrevi sobre este grande senhor da rádio.
Foi no meu antigo blogue O Meu Alentejo.
São mais de 30 anos de rádio.
Há dois anos que estava afastada. Este regresso é apenas temporário mas o suficiente para matar o bichinho e as saudades do microfone.
Vou substituir uma amiga durante as férias. É uma rádio pequena e não me podem pedir músicas porque vou assegurar a informação...a música é dado por outros.
Vai-me saber a pouco...

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

4 comentários:

Tite disse...

Querida Dina,
Fico feliz por ti. Ainda que seja por um período curto já percebi o quanto este regresso te faz feliz.
Li a tua homenagem ao amigo que tudo te ensinou e... adorei.
Aqui na Lourinhã não tenho muitas possibilidades de te apanhar no ar, mas dá para perceber que uma Geminiana se sente bem a comunicar. Continua porque isso tu fazes muito bem.
Parabéns!

Dina disse...

Tite...sabes que estive quase a ir viver para essa zona?
Já estava de olho na Rádio Lourinhã...
Mas depois acabei aqui no Ribatejo.

Tite disse...

A Rádio Lourinhã cobre muito bem tudo o que é força viva na Região Oeste.
Não fica nada atrás de Rádios Nacionais.
Vê lá, ainda estás a tempo de vir para estas paragens. O problema, no Verão, são os ventos fortes e as neblinas matinais.
Mas como eu gostava de te ter como vizinha. Deixávamos de ser amigas virtuais para ser amigas ao vivo e a cores.
Abraços e curte bem o teu período de férias - Ahahahah!
Jokas

Pitanga Doce disse...

De vez enquando nos aparece uns "presentinhos" assim vindos do céu, não é? Aproveita! Curte cada minuto que é teu.

Já que não vou poder pedir música telefono para saber a previsão do tempo. heheh

beijos e boa sorte Dina.

vai seguir mail