Afinal não é em final de Junho...é já agora!!


A decisão de encerrar ainda esta semana a sala de partos da Maternidade de Elvas apanhou de surpresa a população. O próprio corpo clínico da maternidade reafirma que a solução criada fica mais cara e não é a melhor. De acordo com os médicos, muitos partos vão voltar a ser feitos nas ambulâncias, com todos os riscos que isso inclui.
A presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo confirmou que a maternidade de Elvas vai ser encerrada no final da semana. Rosa Valente Matos diz que foi assinado um protocolo com Espanha de modo a que as alentejanas possam ser assistidas nos partos em Badajoz.
O protocolo em causa realizado entre a Administração Regional de Saúde do Alentejo (ARSA) e as autoridades de Saúde da Estremadura espanhola, define a assistência a prestar às parturientes e aos recém-nascidos de Elvas e Campo Maior no Hospital Materno-Infantil de Badajoz, depois do encerramento do bloco de partos de Elvas.
«Neste momento temos duas maternidades a funcionar, Portalegre e Évora, e acabámos por assinar ontem um protocolo com a maternidade da Infanta Cristina de Badajoz», afirmou a presidente da ARSA.
As mulheres de Elvas e Campo Maior que estejam grávidas podem optar por uma daquelas três hipóteses, sendo que a maternidade de Badajoz é a que se encontra mais próxima.
A responsável afirmou que o objectivo desta mudança é «criar às mulheres alentejanas melhores condições para que possam ter os filhos em segurança». «Neste momento se as mulheres de Elvas e Campo Maior quiserem ter os seus bebés em Badajoz podem tê-los», afiançou.
Rosa Valente Matos esclareceu ainda que o acompanhamento durante a gravidez continuará a ser garantido em Elvas, com a comparticipação do Estado.
«Não vamos parar a luta. A maternidade até pode encerrar já no próximo fim-de-semana, mas quem sabe se não voltará a reabrir depois do tribunal emitir uma decisão acerca da providência cautelar», defendeu.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Anónimo disse...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»