Dia da Terra



A Quercus apelou hoje ao Governo, autarquias e todos os cidadãos para que poupem energia, recursos e água, bem como reduzam a quantidade de resíduos sólidos urbanos a bem de um futuro sustentável do planeta.

"O consumo de recursos materiais, como alimentos, bens e serviços, tem vindo a aumentar. Em Portugal, entre 1990 e 2000 o consumo de recursos subiu de 13 para 19 toneladas por habitante por ano", exemplificou o dirigente da Quercus Francisco Ferreira, na comemoração do Dia da Terra, no Porto.
Portugal está ainda muito longe das metas estabelecidas em sectores como as emissões de gases com efeito de estufa e produção de resíduos sólidos urbanos, disse Francisco Ferreira
.A Quercus estabeleceu cinco "metas/objectivos" para os cidadãos em diferentes áreas do ambiente para que, em 22 de Abril de 2010, "Portugal tenha deixado de ser um país pecador, para se tornar num país pleno de virtudes".


Utilizar de forma mais rigorosa a chamada "pegada ecológica", um cálculo da área necessária, em termos de recursos e de absorção de resíduos, para a vida de cada pessoa e realizar um esforço grande na redução do uso do transporte rodoviário individual e no consumo da electricidade, para reduzir a emissão de gases de efeito de estufa, são dois dos objectivos apresentados. Francisco Ferreira apontou também a redução do consumo de recursos para 13 toneladas por habitante/ano, valor que actualmente rondará as 19 toneladas.
Quanto aos resíduos sólidos urbanos, a Quercus defendeu ser fundamental que, em 2010, cada cidadão produza apenas um quilograma por dia, "sendo para tal necessário redobrar os cuidados com os hábitos de consumo, dar particular atenção à diminuição dos desperdícios e optar por iniciativas como o aproveitamento dos resíduos orgânicos através da compostagem doméstica".
A Quercus apelou ainda aos cidadãos que estejam mais sensibilizados para combater o desperdício de água, optando por tomar um duche em vez de um banho de imersão, por exemplo.

Para sensibilizar a população para a poupança de energia e mobilidade sustentável, a Quercus iniciou hoje um circuito ecológico num veículo híbrido. Denominada "Ecotour", esta iniciativa vaio prolongar-se até ao Dia Mundial do Ambiente (5 de Junho), passando pelas 18 capitais de distrito portuguesas.
A campanha de sensibilização ambiental é levada a cabo por uma equipa composta por dois elementos cuja missão é promover diversas sessões de esclarecimento sobre os temas da poupança de energia, energias renováveis e mobilidade sustentável.
Como poupar energia em casa, que tipos de energias renováveis existem e quais os impactos sobre o ambiente decorrentes da utilização que se faz da energia e dos transportes, são alguns dos temas a abordar.
As sessões serão destinadas à comunidade escolar e ao público em geral, estimando-se que participem cerca de três mil alunos e professores.

www.lusa.pt


Esta é uma responsabilidade de todos e cada um de nós!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários: